top of page

FORTALEZA VAI SEDIAR ENCONTRO DO BRICS EM 15 E 16 DE JULHO

Os chefes de estado do grupo Brics - potências emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - estarão reunidos em Fortaleza em 15 e 16 de julho no Centro de Eventos do Ceará. O encontro, geralmente organizado entre os meses março e abril, será realizado neste ano depois da Copa do Mundo no Brasil. De acordo com o governo do Ceará, a data foi informada pelo Ministério das Relações Exteriores. A cúpula do Brics também vai reunir ministros, secretários e empresários. O evento ocorre dois dias após a final da Copa do Mundo.

Durante esta semana, uma comitiva do Itamaraty esteve na capital cearense para reuniões e visitas ao Centro de Eventos do Ceará. O local do evento foi definido em 2013 pela presidente Dilma Rousseff. A previsão de participação é de 750 pessoas, além das representações das cinco maiores empresas de cada um dos cinco países, bancos de desenvolvimento e cerca de 1.500 jornalistas de todo o mundo. A última cúpula do Brics foi realizada em março de 2013, em Durban, na África do Sul.

A ideia do Brics foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.

Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países fundadores representou 65% da expansão do PIB mundial. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul), totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19 trilhões, ou 25%.

Segundo o assessor especial de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Hélio Leitão, no fim do mês de abril acontecerá um seminário, na Universidade de Fortaleza (Unifor), com os representantes dos países que integram o BRICS, onde serão discutidos os pontos do encontro e as expectativas.

Fonte: G1

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page