O sistema Radar Comercial iniciou a atualização anual de sua base de dados para incluir as informações sobre o comércio exterior de 2011. No primeiro momento, já foram atualizados dados de 16 países já disponíveis na United Nations Commodity Trade Statistics Database (Comtrade). São eles: Bahrein, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Estônia, Etiópia, Japão, Jordânia, Letônia, Luxemburgo, Paraguai, Polinésia Francesa, Reino Unido, Senegal, Tanzânia e Togo. À medida que os demais países atualizarem suas estatísticas de comércio exterior, os dados serão lançados no sistema.
O Radar Comercial é uma ferramenta de inteligência desenvolvida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que permite identificar produtos e países que representem oportunidades comerciais para o Brasil no mercado externo.
Atualmente, ele conta com uma base de dados de 136 países que respondem por 96% do comércio mundial. No sistema, exportadores brasileiros podem formular estratégias de promoção comercial, investimento e negociação, e realizar a prospecção de potenciais setores exportadores e mercados compradores.
É possível produzir análises de mercado e seleção de produtos prioritários, de medidas tarifárias e não tarifárias, de fornecedores, de dinamismo e de performance, entre outras. Há ainda a opção de gerar relatórios, como, por exemplo, de mercados alvo com informação dos países concorrentes do Brasil, com opções em padrão Excel, PDF e de gráficos (barra ou pizza). A página está compatível com diversos navegadores de internet (Internet Explorer, Firefox, Chrome).
Acesse o Radar Comercial: www.radarcomercial.mdic.gov.br
Fonte: Export News
Comments